TÍTULO: A Culpa é das Estrelas
TÍTULO ORIGINAL:The Fault in our stars
AUTOR: John Green
EDITORA: Intrínseca
PÁGINAS: 288
ANO: 2012
ADAPTAÇÃO PARA CINEMA: Sim.
Narrado por Hazel Grace, "A culpa é das estrelas" é um romance que nos mostra a luta da personagem principal contra o câncer na tireoide que evoluiu para uma metástase no pulmão, ela precisa da ajuda de um cilindro de oxigênio para respirar. Contra sua vontade ela frequenta um grupo de apoio onde acaba conhecendo Augustus, que venceu sua luta contra um câncer nos ossos. Rapidamente os dois se apaixonam.
Porém cada um tem uma filosofia de vida, Augustus não quer passar pela vida despercebido, ele quer ser lembrado, fazer algo que marque sua existência. Já Hazel que convive com seu problema há mais de 4 anos, sem esperança e um pouco depressiva se vê como uma granada que pode explodir a qualquer momento e que quanto menos pessoas se aproximarem dela menor será o estrago.
No decorrer da história, ao trocarem gostos por livros e filmes, Hazel faz Augustus se interessar pelo seu livro favorito "Uma aflição Imperial", que conta a história de Anna uma menina com leucemia, que narra sua história e que não a termina, deixando o final em branco. Hazel sempre ficou intrigada com esse final e agora Augustus também ficou e, ao saber das tentativas frustradas de Hazel em se comunicar com o autor do livro, ele tenta mandar uma carta por meio da assistente do escritor perguntando qual é o final do livro e de seus personagens. Ao obter a resposta, o autor Peter Van Houten deixa claro que não poderá revelar se não for pessoalmente. Acontece que esse pessoalmente é em sua casa na Holanda. Então Hazel e Gus têm um dilema em suas mãos, fazer ou não essa viagem.
Depois de uns problemas resolvidos eles conseguem fazer a viagem para encontrar Peter, uma viagem onde Hazel se viu desiludida mas apaixonada, antão ela resolve finalmente se permitir sentir e amar Gus. Mas essa história não acaba aqui, os dois ainda terão a terceira pessoa em seu relacionamento: O câncer, aquele que pode ser remediado, mas no caso dessa história dificilmente exterminado. Com um final emocionante, uma história que vai te arrancar lágrimas. Emoção. Superação. Amor. A culpa meu caro, é ou não é das estrelas?
OPINIÃO: Deixando de lado o romance em si, gostei muito da história pelo fato de que ao conhecer a doença da Hazel eu simplesmente comecei a prestar atenção e valorizar minha respiração. Sim, na correia do nosso dia-a-dia esquecemos de prestar atenção nos detalhes, no respirar, no piscar dos olhos, nas batidas do coração, na luz do Sol entrando em nosso corpo, nas cores, no barulho das coisas, nas vozes das pessoas, esquecemos de sorrir, de agradecer, pequenas coisas que sem elas nossas vidas mudariam radicalmente. Existem um milhão de Hazel e Augustus espalhados pelo mundo, aqueles que apesar de uma doença que os deixem dependentes, não dão o braço a torcer, estão fortes e encaram os problemas, pessoas que sabem dar valor as coisas boas da vida. Grande leitura. Grande exemplo.
A adaptação do livro para as telonas já tem data de estréia, dia 06/06/14. Já temos o trailer :D
#FikDik Quem gostou de "A culpa é das estrelas" vai gostar de:
" Enquanto houver vida viverei" - Julio Emilio Braz
"Carrego no Peito" - Fernando Vaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário